sexta-feira, 25 de maio de 2012

10ª semana: primeira fase do trabalho final em 3d

Antes de mais, a minha proposta de trabalho para entrega final em 3ds Max consiste no modulor a correr na rua, tropeça numa pedra e cai.
Para dar início ao trabalho, inseri um plano em plane no qual inseri uma imagem do modulor através de bitmap para a partir daí, ser mais fácil o processo de modelação do objecto. De seguida, através de modify - slice, detach dividi a imagem em duas para ter uma perspectiva de frente e outra de perfil do objecto que irá ser criado.
Posto isto, congelei as imagens em freeze para não correr o risco de as mudar de posição. Comecei a inserir então formas-base para depois as moldar de acordo com o objecto. Em insert -sphere inseri uma esfera para criar a articulação do braço. De seguida, em insert cylinder inseri um cilindro com a dimensão de uma parte dos braços e em editable poly moldei a parte do braço de acordo com a imagem. Para não ter trabalho desnecessário, ao clicar em shift e arrastar a forma do braço para baixo, obtenho uma cópia dessa parte do braço e só tive que moldar de acordo com a parte em questão.
Através do mesmo processo mencionado em cima criei a articulação para juntar a parte de baixo do braço com a mão. Para a criação da mão criei uma esfera e moldei-a mais uma vez, mas agora cortando um dos lados da esfera para uma das partes ficar plana. Para este processo da criação da mão, foi necessário o auxílio a turbosmooth para alisar então o objecto.
Para a criação do pé, o processo é o mesmo que foi mencionado em cima, apesar de ser um pouco mais complexo, visto que o objecto encontra-se de frente, enquanto que na imagem não está na mesma posição. Mas, ao pegar na mão, rodei-a para ficar na posição do pé e moldei-a de acordo com a imagem de perfil.
De seguida, criei o tronco, a pélvis e a cabeça. Para o boneco ficar simétrico, criei um mirror dos braços e pernas para o outro lado do boneco. Para tal processo, vai-se a tools - mirror - x.
Para fechar os buracos que ficaram nos objectos, vai-se a cap holes. Em align, alinhei os objectos para de seguida em attach juntar os objectos às articulações para ser mais fácil animá-los e associei as peças com uma hierarquia. Para isso imaginei uma família onde as peças têm uma hierarquia e o tronco é o membro principal, ou seja, tudo o que esteja interligado, vai ligar ao tronco.

Para finalizar esta primeira fase, criei o pavimento por onde o modulor se irá deslocar, e para uma futura precisão da cena, criei já o passeio de cada lado da estrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário