quarta-feira, 16 de maio de 2012

9ª semana

Para dar início aos exercícios desta semana, começámos de novo com o exercício do anel. Aqui, já tínhamos um anel e procedemos à criação de um outro. Para tal, é necessário criar um rectângulo e deformá-lo.
Para o anel ficar curvo, no menu modify seleccionámos bend e alterámos a medida do ângulo. Para concluir, seleccionámos loft e de seguida path shepts para o anel não ficar tão seccionado.

O exercício que será apresentado de seguida, tinha como objectivo recriar a forma de uma maçã em 3d, apesar de não passar de uma tentativa falhada. Para tal, no menu views e em viewports backgroud adicionámos a imagem da maçã. Depois inserimos uma esfera com as dimensões da maçã da imagem de fundo.
No menu modify seleccionámos stretch e alterá-mo-lo para 0,1. No mesmo menu mas em edit mesh e seleccionamos a opção dos pontos.

Mais ainda, poderemos caso o seja pretendido, executar operações booleanas em compound object e de seguida boolean.


O exercício seguinte tinha como objectivo a criação de uma larva que se balançava de um lado para o outro. Para tal, adicionamos uma box e de seguida em modify seleccionamos bend. Para procedermos à animação do objecto, em track view, bend, height alterámos a posição dos pontos com coordenadas certas.

De seguida criámos mais dois pontos e alterámos as coordenadas mas desta vez em bend e angle. Para a larva enquanto se movimenta criar um arco íris, em modify seleccionámos a box e alterámos os parâmetros.

Para o objecto ir mudando de cor colocámos um material e de seguida em track view alterámos as cores e a posição das linhas que a representam.


A proposta para o exercício seguinte era a inserção do nosso próprio nome, tridimensional. 
Para tal introduzimos um text com o nome e criamos uma linha com uma determinada altura. Para o texto ficar como um volume, em compound objects, loft e get path dimensionámos a altura do texto através da altura da linha criada anteriormente.
Para o texto ganhar um certo ritmo e dinamismo, arredondamos o movimento das letras em bend, alterando o ângulo para 100º e de seguida, alterámos o tipo de letra a nosso gosto.


Para finalizar os exercícios desta semana, criámos um sólido que não se sabe bem o que é mas que serviu para experimentar enumeras ferramentas relativamente à criação e alteração da forma. Para iniciar, criámos uma box e em edit mesh, modify começámos a testar as diversas ferramentas que nos permitiam aditar a forma.


No mesmo local e com o auxílio da opção extrude, estrudimos a parte seleccionada, de modo a parecer uma rampa e de seguida manipulamos ligeiramente a forma do objecto.


De seguida, determinámos secções. Em shape, modify criámos então as várias secções que funcionam como um género de plantas e cortes e aos quais poderemos aceder e seleccionar em list.

Sem comentários:

Enviar um comentário